LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

A criação do Laboratório de Matemática constitui uma medida de Promoção do Sucesso Escolar, integrando o Plano de Ação Estratégica do AEAS.

Tem como principais finalidades contribuir para a formação intelectual e para o desenvolvimento de aptidões matemáticas dos alunos, apoiar os alunos que revelam menos dificuldades na disciplina, no espaço LabMat+e estimular o gosto pela Matemática. 

OBJETIVOS

  • Desenvolver as capacidades de raciocínio, de resolução de problemas e de comunicação matemática;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Acentuar nos alunos hábitos e métodos de trabalho/estudo e sistematização;
  • Proporcionar situações que desenvolvam o empenho dos alunos;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Diminuir as dificuldades no domínio da Geometria;

  • Manusear material de desenho e construção;

  • Fomentar nos alunos a entreajuda;

  • Desenvolver o raciocínio através de jogos;

  • Promover a qualidade das aprendizagens;

  • Desenvolver o gosto pela disciplina de Matemática;

  • Participar na 16ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos; 

  • Proporcionar um apoio mais individualizado aos alunos com melhores resultados/menos dificuldades na disciplina (LabMat+);

  • Preparação para a Prova Final do 9ºano e Provas de Aferição do 5º e 6º ano de Matemática;

  • Participar em projetos da escola;

  • Elaborar trabalhos para expor no Dia do Pi e do Agrupamento.

DESTINATÁRIOS

Alunos do 2.º e 3.º ciclos da Escola Básica André Soares.

HORÁRIO

O Laboratório de Matemática funciona no horário:

FUNCIONAMENTO

O Laboratório de Matemática é de frequência livre, não exigindo inscrição prévia.

Aos alunos que o frequentam é exigido, em cada dia e à entrada, o registo de presença, em folha própria, podendo o aluno frequentá-lo pelo tempo que desejar, dentro do horário de funcionamento do Laboratório.

Os alunos, orientados pelos professores dinamizadores, poderão realizar as atividades, por eles escolhidas ou sugeridas, tendo em conta os recursos disponibilizados pelo Laboratório.

Aos alunos é exigido bom comportamento e o respeito pelos equipamentos e recursos educativos disponibilizados.

DINAMIZAÇÃO

A dinamização do Laboratório de Matemática é desenvolvida por professores de Matemática do 2.º e 3.º ciclos sob a coordenação da professora Bela Soares.