Jogos Matemáticos

Listagem de jogos matemáticos utilizados no Laboratório de Matemática que desenvolvem a atenção, o grau de concentração e o raciocínio matemático.

Jogo Ouri

Jogo matemático que pertence a uma família de jogos de tabuleiro designados por Mancala. A família do Mancala é muito antiga e a sua origem é incerta, no entanto, admite-se que remonte à época do Novo império (1580-1085 a.C). Trata-se de um jogo que se baseia no princípio de transferência. É feito para duas pessoas e jogado num tabuleiro de 12 casas com 48 sementes....


Jogo "Gatos e Cães"

Jogo matemático criado por Simon Norton, na década de 1970.


Jogo "Rastros"

O Rastros foi concebido em 1992. Trata-se de um jogo matemático de posição em que os jogadores partilham as peças e efetuam uma corrida com uma "bola" na tentativa de marcar um "auto- golo" ou encurralar o adversário.


Jogo "Produto"

Jogo criado em 2008. É um jogo matemático com um carácter marcadamente didático, permitindo praticar-se exercícios de optimização de forma lúdica.


Jogo "Avanço"

O avanço é um jogo matemático de posição inventado por Dan Troyka no ano de 2000. O avanço é fácil de aprender, mas difícil de dominar.

Jogo "Hex"

Jogo matemático, inventado por Piet Hein e John Nash, de conexão e posicionamento. Os jogadores, alternadamente, colocam as suas peças nas casas livres do tabuleiro. Ganha aquele que primeiro conseguir formar um caminho com as suas peças que una os seus dois lados opostos.